Viajar Com os Putos!

Nota: Para os que possam estar escandalizados com o título do post, convém antes de mais esclarecer que “putos” em Portugal é uma forma até carinhosa de chamar as crianças!!

Há quem defenda que as viagens não se devem fazer com crianças, porque ainda não tem idade para aproveitar, e mais tarde não vão recordar os locais onde passaram as férias!

Eu discordo!

Não sou educadora, ou pedagoga, mas exerci essas funções como mãe e mesmo como médica de família, e… tenho a minha opinião!

As crianças têm uma curiosidade natural, são exploradores natos, e uma educação que incentive essa curiosidade, formará crianças com mais aptidão para o sucesso escolar e mais preparadas para a vida. Além disso, as viagens em família e longe de todos aqueles que fazem parte da rotina da criança permitem reforçar os laços familiares.

Tentem lembrar-se das recordações felizes que tem da vossa infância, com os vossos pais… a maior parte das pessoas vai referir as férias, os passeios e as festas em família!!

A maior herança que podem deixar aos vossos filhos são os momentos de felicidade que passaram juntos. Mesmo que sejam ainda muito pequeninos, ou esqueçam de lugares onde já estiveram, as novas tecnologias vão permitir reavivar e manter memórias em filmes e fotos que farão parte da história de vida deles, e vocês de certeza, nunca esquecerão esses momentos!

Para as crianças esses momentos em família são muito importantes, e serão recordados para sempre… dependendo de quão significativos foram!

Há que escolher bem o local, e o tipo de férias!! Não precisa ser algo muito longe, noutro país ou continente! Mas há que ser um local, que lhes desperte a curiosidade, que possas trabalhar a expectativa (deles e vossa) de forma a dar espaço a imaginação…

Para escolher o destino, aprenda a ver o mundo através dos olhos de uma criança, porque o foco é diferente do adulto.

Uma das coisas que as crianças adoram, são os animais, e esses por sua vez são capazes de despertar muita curiosidade nas crianças!

Os museus podem ter muito interesse para as crianças, sendo bem escolhidos.

Os parques temáticos, também estão entre os favoritos (das crianças e de muitos adultos).

As trilhas na natureza, podem tornar-se passeios inesquecíveis por aguçar o espírito explorador das crianças!

Andar de avião, de comboio, acampar na natureza, podem ser momentos inesquecíveis para os pequenos.

Considero que viajar, deve fazer parte da educação que damos aos nossos filhos. Criar um diário de viagem, em que eles participam, fazendo um desenho sobre tudo o que viram naquele dia, vai vos ajudar a perceber o que é importante para eles, o que valorizaram mais e vai ajudar a refletir sobre o que aprenderam… vão ser momentos surpreendentes e mágicos.

Portanto… preparem as malas, não esqueçam a máquina fotográfica, os binóculos, folhas de papel e lápis de cor! Ah… e o iPad, para quando nada disso funcionar!! Eheheheh

Boa viagem… e não esqueça que vai criar momentos inesquecíveis!

Neste post vou acrescentar sempre hiperligaçöes para outros posts que poderão ser boas dicas para os passeios em família!!

Safari em FamíliaClique  Aqui – Ao Encontro dos Big Five

O maior Oceanário da Europa – Clique Aqui

Férias numa praia do NorteClique Aqui – FeelViana – Você já se sentiu assim?

Rita Pinheiro

Olá!! Meu nome é Rita Pinheiro e vamos viajar juntos!! Acho importante que me conheças, para que possas confiar. Vivo em Braga, uma cidade no norte de Portugal. Sou casada, tenho 2 filhos e uma neta. Sou médica de família, e adoro viajar!!!

This Post Has 2 Comments

  1. Claro que quando levamos filhos pequenos temos de estar preparados para ignorar os olhares reprovadores das outras pessoas. . Mas sim desde que estejamos preparados (entretenimento… lanches…) as crianças vão adorar… obrigado pelo incentivo positivo 🙂

    1. Oh Henrique… quem é que poderá ter um olhar reprovador para os teus filhotes!! Eles são um encanto!! Tinham é que agradecer, por regalar os olhinhos com umas crianças tão lindas!!! 😉

Leave a Reply

Close Menu